Notícias
Notícias
Agenda e notícias sobre as atividades do projeto Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal
ES+Saúde em notícia
Cobertura jornalística da sessão de lançamento do livro Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal, no dia 6 março. Siga as ligações para aceder a algumas notícias sobre os resultados do estudo:
06-03-2025, Antena 1: “Um estudo do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa conclui que o jogo é uma atividade procurada por quase 70% dos estudantes inquiridos”.
06-03-2025, TVI, Jornal da tarde: “Saúde mental dos universitários: transtornos de sono e depressão afetam estudantes”.
06-03-2025, Antena 1 e RTP: “Estudantes do ensino superior a braços com problemas de jogo e de saúde mental”.
06-03-2025, Público: “Transtornos mentais e de sono preocupam estudantes”.
06-03-2025, CNN Portugal: “Mais de um terço dos estudantes universitários relata transtornos mentais”.
06-03-2025, SIC Notícias: “Mais de um terço dos estudantes universitários diz ter transtornos mentais”.
06-03-2025, SIC Notícias: "Mais de um terço dos estudantes universitários admite sofrer com transtornos mentais"
06-03-2025, Observador: “Um em cada três estudantes universitários jogou a dinheiro num espaço de 12 meses. Homens são os que mais jogam e preferem a lotaria”
Aplicação do questionário
Encontra-se no terreno, entre abril e junho de 2022, uma equipa de entrevistadores da empresa GfK a conduzir a aplicação do inquérito por questionário do estudo ES+Saúde a uma amostra representativa de alunos do ensino superior. O questionário é de autopreenchimento, em sala de aula, e decorre em 30 instituições de ensino superior (universidades, institutos superiores politécnicos e escolas não integradas).
ES+Saúde em notícia
O início do projeto de investigação Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal (ES+Saúde), no passado mês de julho, foi objeto de divulgação nos canais de comunicação de membros do consórcio e entidades parceiras.
Siga as ligações para aceder a algumas notícias sobre o projeto:
ES+Saúde e CCISP assinam acordo de parceria
O projeto de investigação Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal (ES+Saúde), a decorrer no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) assinaram um acordo de parceria, dia 16 de julho, a formalizar a colaboração, no quadro do referido projeto, entre estas instituições.
Este acordo de parceria, assinado pelo coordenador científico do projeto, Pedro Alcântara da Silva (ICS-ULisboa), e pelo presidente do CCISP, Pedro Dominguinhos, é identificado por estas instituições como fundamental para “alcançar os objetivos globais do projeto de investigação”.
CRUP apoia ES+Saúde
O Conselho de Reitores da Universidades Portuguesas (CRUP) confirmou o apoio ao estudo Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal (ES+Saúde), no passado dia 14 de julho de 2021.
O apoio e colaboração do CRUP ocorrerá através da articulação com os seus membros que virão a integrar o objeto de estudo desta investigação.
O CRUP é uma entidade de coordenação do ensino universitário em Portugal, que integra o conjunto das universidades públicas, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e o IUM – Instituto Universitário Militar, num total de 16 instituições do ensino superior.
ES+Saúde reúne com CCISP
Representantes do projeto Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal (ES+Saúde) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) reuniram, dia 9 de junho, com vista ao estabelecimento de uma parceria para o desenvolvimento deste estudo.
O encontro, que decorreu em formato online, abordou a necessidade e o interesse estratégico de um projeto de investigação sobre a saúde e os estilos de vida dos jovens no ensino superior e procurou estabelecer linhas de cooperação entre as instituições.
Resultado desta reunião de trabalho, ES+Saúde e CCISP decidiram prolongar os contactos e conversações, de modo a delinear e discutir um Acordo de Parceria que estabeleça as condições de colaboração para a prossecução do estudo, tendo em atenção os objetivos da investigação e das instituições representadas.